Esdras fala da excelência da lei no Salmo 119



"Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti. "
Salmos 119:11

Esse, para mim, é o versículo chave do Salmo 119.
Não a toa, o Salmo 119 tem como foco principal o fato de se guardar as lei do Senhor.

Considera-se ter sido escrito por Esdras, o escriba, entendido na lei de mosaica que foi personagem da volta do exílio da Babilônia. Esdras significa "auxiliador".

O que mais me chama atenção no Salmo 119, é o modo como, sendo o maior capítulo de toda a bíblia, contendo nada mais nada menos do que 176 versículos, divididos de acordo com o alfabeto hebreu, contém um assunto tão concentrado e tão singular como esse.
A excelência da lei do Senhor, se torna repetitivo a medida com a qual você a lê. Na verdade o salmo 119 é composto por 176 versículos com bastante semelhança entre si. Por vezes, você lê um versículo e diz, "eu já li isso ali atrás". Engano seu, não há versículo repetido nesse livro.

Quem quiser estudar o Salmo 119 faça o seguinte teste. Por 7 dias, pegue 10 versículos sortidos desse salmo, você verá, que ele, de cabo a rabo fala sempre da mesma forma.
"Com todo o meu coração te busquei; não me deixes desviar dos teus mandamentos. "
Salmos 119:10
"E recrear-me-ei em teus mandamentos, que tenho amado. "
Salmos 119:47
"Venham sobre mim as tuas misericórdias, para que viva, pois a tua lei é a minha delícia. "
Salmos 119:77
"Aflição e angústia se apoderam de mim; contudo os teus mandamentos são o meu prazer. "
Salmos 119:143

É de "guardei os teus mandamentos", "a tua lei", "os teus estatutos", que se vive o salmo.

Será que é por razão do acaso que tamanho capítulo tenha um motivo tão singular? De modo algum.

O Maior Capítulo, do maior Livro, dos maiores de todos os livros do Mundo nos dá a dimensão da importância de guardar os mandamentos do Senhor. Você está vendo o quanto isso é sério??

Se analisarmos a prioridade segundo a quantidade, o salmo 119, escrito pelo auxiliador, que quer nos auxiliar a chegarmos santos e irrepreensíveis até o Senhor, se torna o maior foco.

Será que damos a importância devida a esse tão grande salmo?
Será que o Senhor tem nos visto como disse Esdras no versículo 11?

Pense nisso. 
Será que é atoa que um dos responsáveis pela volta da Babilônia "exagerou" no tamanho de seu discurso???

Se tratando de um livro inspirado pelo próprio Deus, eu crio que não.






3 comentários:

Que Deus abençoe seu trabalho. Este salmo, no versículo 130, diz:"A exposição das tuas palavras dá luz; dá entendimento aos simples." Foi o que vc fez nesse estudo.

Paz do senhor Foi Esdras que escreveu salmos 119

Postar um comentário

Dê sua opnião sempre com respeito