O significados dos nomes da geneologia de Adão

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgZXuQWAux4PlnrjKyWhUwGU2E5wKQ54ltS0YGNTncl7BdmrUwB79LVrkHdybmqftNthREMC8Ga7j2OYv0TyGX8FuYOwashHKgfp90LqYnKe9byNOao3vpAvQu4Y3Btj5WqaQrJAd4BxBs/s1600/matusalem.jpg

O Evangelho em Gênesis


Freqüentemente usamos o termo bastante familiar evangelho ou boas novas.
Onde, na Bíblia o termo aparece pela primeira vez? A resposta poderá causar surpresa

Uma Mensagem Completa

         A grande descoberta é que a Bíblia é um sistema de mensagens, não simplesmente 66 livros escritos por 40 pessoas há milhares de anos. A Bíblia é inteiramente coerente na sustentação da evidência de uma direção sobrenatural, em cada detalhe.
         Os rabinos judeus têm uma curiosa maneira de expressar esta idéia: dizem que não compreenderão as Escrituras até a vinda do Messias. Mas, quando Ele vier, não somente interpretará para nós cada passagem, Ele interpretará o verdadeiro sentido das palavras. Interpretará o exato significado de cada uma das letras e até mesmo cada espaço entre elas!
         Quando ouvi isto pela primeira vez, considerei como uma exagerada e colorida expressão, até que reli Mateus 5:17, 18:
“Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir.
Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido."  Mateus 5.17-18

         (Um jota e um til equivalem, no hebraico, ao ponto colocado em nosso i e o corte de um t.)

Um Exemplo

         Podemos vislumbrar um exemplo extraordinário no capítulo 5 de Gênesis, onde temos a genealogia de Adão até Noé. Este é um daqueles capítulos que freqüentemente passamos rapidamente por cima, como outros capítulos deste livro, por considerá-los serem simplesmente uma genealogia.
         Mas Deus recompensa o estudante aplicado. Examinemos este capítulo com mais atenção.
         Em nossa Bíblia podemos ler os nomes transliterados do hebraico. O que estes nomes realmente significam?

Um Estudo das Raízes Originais

         O significado dos nomes próprios pode ser uma busca bastante difícil, visto que uma tradução direta não é comumente oferecida. Mesmo um dicionário léxico convencional do hebraico pode nos trazer desapontamentos. Entretanto, um estudo das raízes originais é gratificante para percebermos fascinantes detalhes. (Um alerta: muitos auxiliares para o estudo, como um dicionário léxico convencional, podem ser bastante superficiais ao tratar de nomes próprios. Alem disto, as opiniões acerca do significado das raízes originais não estão isentas de controvérsias e variações de interpretações.)

Tomemos um exemplo.

O Julgamento do Dilúvio
         Matusalém vem de muth, uma raiz que significa "morte"; 1 e de shalach, significando trazer, ou trazer em seguida. O nome Matusalém significa, "sua morte trará" 2.
         O pai de Matusalém profetizou a vinda do Grande Dilúvio, e certamente foi dito que enquanto seu filho estivesse vivo, o julgamento do dilúvio seria contido, mas, assim que ele morresse, o dilúvio chegaria ou seria enviado.
         Você pode imaginar uma criança como ele? Toda vez que o menino pegasse um resfriado, a vizinhança toda entrando em pânico!)
         E, realmente, o dilúvio veio no ano em que morreu Matusalém.3
         Interessante é que a vida de Matusalém, efetivamente, é um símbolo da misericórdia divina em adiar a vinda do julgamento do dilúvio.
         Portanto, é bastante significativo o tempo de vida da pessoa que mais viveu na Bíblia, apontando para a extensão da misericórdia de Deus.

Os Outros Nomes

         Se o nome de Matusalém tem tão grande significado, examinemos os outros nomes para vermos o que pode estar por trás deles.
  • Adão
         O nome de Adão significa homem. Como o primeiro homem, criado por Deus, ele era perfeito e completo.
  • Sete
         O filho de Adão foi chamado Sete, o qual significa apontado, ou mostrado. Eva disse, "Deus me deu (mostrou, apontou) outro filho em lugar de Abel; porquanto Caim o matou”. 4
  • Enos
         O filho de Sete foi chamado Enos, que significa mortal, fraco ou miserável. Vem da raiz anash, ser incurável, usado para tristeza, sofrimento, desgraça, doença ou perversidade.
         Foi nos dias de Enos que o homem começou a corromper o nome do Deus Vivo.5
  • Cainã
        O filho de Enos recebeu por nome Cainã, que significa aflição, lamentação ou desgraça. (Uma definição mais precisa é de certa maneira difícil; algumas fontes de auxílio ao estudo infelizmente presumem que Queneu é sinônimo de Cainã.)
         Balaão, olhando dos altos de Moabe, faz um trocadilho com o nome dos Queneus, quando profetizou sua destruição. 6
         Não temos uma idéia precisa de como estes nomes foram escolhidos para seus filhos. Muitas vezes estavam ligados às circunstâncias do nascimento, etc.
  • Maalalel
         O filho de Cainã foi Maalalel, que vem de Mahalal, que significa santo, abençoado ou glorificado; e El, o nome para Deus. Assim Maalalel significa o Santo Deus. Muitas vezes, em Hebraico, os nomes incluem El, o nome de Deus, como Dan-i-el, "Deus é meu Juiz", etc.
  • Jerede
        O filho de Maalalel recebeu o nome de Jerede, do verbo yaradh, significando descerá. 7
  • Enoque
        O filho de Jarede foi chamado Enoque, que significa ensino, instrução ou começo. Ele foi o primeiro de quatro gerações de pregadores. De fato, a mais antiga profecia registrada foi transmitida por Enoque, a qual maravilhosamente trata da Segunda Vinda de Cristo (visto que é lembrado no livro de Judas, no Novo Testamento - Jd 14, 15 ):
"E destes profetizou também Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que é vindo o Senhor com milhares de seus santos;
Para fazer juízo contra todos e condenar dentre eles todos os ímpios, por todas as suas obras de impiedade, que impiamente cometeram, e por todas as duras palavras que ímpios pecadores disseram contra ele."  Jd 14-15

  • Matusalém
        Enoque foi o pai de Matusalém, como já mencionamos. Enoque andou com Deus depois de ter gerado Matusalém 8. Aparentemente, Enoque recebeu a profecia do Grande Dilúvio, que declarava que tantos anos quantos seu filho tivesse de vida, o julgamento do dilúvio seria contido. No ano em que Matusalém morreu, veio o dilúvio.
         Enoque, certamente nunca morreu, foi trasladado 9 (ou, se você perdoará a expressão, raptado). É como Matusalém, o homem mais velho citado na Bíblia, morreu antes de seu pai!
  • Lameque
         O filho de Matusalém recebeu o nome de Lameque, uma raiz hoje mais evidente, significando aflição ou lamentação.
         Lameque sugere ausência de esperança. (Este nome também é ligado ao Lameque da linha de Caim, que inadvertidamente matou seu filho Tubalcaim em um acidente de caça.10)
  • Noé
         Lameque, é claro, é o pai de Noé, nome este derivado de nacham, trazer alívio ou conforto, como o próprio Lameque explica em Gênesis 5:29.

A Composição da Lista

         Vamos agora juntá-los todos:

Hebraico

Português

Adão Homem
Sete Apontado, determinado
Enos Mortal
Cainã Desgraça, pena, aflição
Maalalel O Santo Deus
Jerede Descerá
Enoque Ensinando 
Matusalém Sua morte trará 
Lameque Desesperado, sem esperança
Noé Descanso ou conforto 
        Isto é realmente extraordinário:
         (Ao) Homem (está) determinado mortal penalidade; (mas) o Santo Deus descerá ensinando (que) Sua morte trará (ao) sem esperança, (o) descanso.
         Eis aqui o Evangelho oculto na genealogia de Gênesis!
         (Você nunca me convencerá que um grupo de rabinos judeus tramou a ocultação do Evangelho do Messias em uma genealogia de sua venerável Torá!)

Evidência do Propósito

         A implicação desta revelação é que o propósito é mais amplamente desenvolvido do que aparenta à primeira vista.
         Fica demonstrado desde os primeiros capítulos do Livro de Gênesis, que Deus já havia determinado completamente Seu plano de redenção para a grave situação da humanidade. É uma história de amor, escrita com sangue em uma cruz de madeira, erguida na Judéia há quase 2000 anos.
         A Bíblia é um completo sistema de mensagens, o resultado de um planejamento sobrenatural. Cada número, cada nome de lugar, cada detalhe, cada jota e til aí está para nosso aprendizado, nossa descoberta, e nosso assombro. Verdadeiramente, nosso Deus é um Deus impressionante.
         É admirável descobrir quantas controvérsias bíblicas parecem evaporar por um simples reconhecimento da unidade e integridade destes 66 livros, escritos por 40 escritores há mais de mil anos.

Autor: Chuck Missler
Tradutor: Fábio Amarante 

46 comentários:

incrível o que ``DEUS`` faz ,mais feliz sejam vocês que de certa forma ``DEUS`` possivelmente revelou a vocês tal fato de mensagem divina. O que é raro hoje em dia homens que se ponham em disposição pra aprender mais do poder de ``DEUS``.

MARAVILHOSO, SIMPLESMENTE MARAVILHOSO!

Glórias a Deus!!!! É maravilhoso receber uma revelação desta. Me sinto muito feliz, ao ler estudos como este, que Deus revela aos seus escolhidos. Me sinto como um rio que corre apressadamente, destruindo barreiras, devastando tudo que está pela frente, para ir ao encontro do mar. Ao receber a revelação de Pai, através dos seus, me sinto também um, com eles, em Deus. É como se a qualquer momento pudéssemos ouvir o barulho das nuvens se separando para dar passagem aos anjos que virão com Cristo. É como sentir o Pai nos dizendo: Filho Eu quero que você também seja um, com eles, em Mim. É simplesmente maravilhosos. É paz, é conforto, é um sentimento de acolhimento em braços quentes e fortes. É Deus. É amor. Amém

Vamos agora juntá-los todos:
Hebraico

Português

Adão Homem
Sete Apontado, determinado
Enos Mortal
Cainã Desgraça, pena, aflição
Maalalel O Santo Deus
Jerede Descerá
Enoque Ensinando
Matusalém Sua morte trará
Lameque Desesperado, sem esperança
Noé Descanso ou conforto

Só um detalhe se Lameque PROFETIZA em Gênesis que Noé vai trazer conforto, como ele é ausência de esperança outro detalhe o nome é Metusalém e não Matusalém e não é um homem é uma mulher e não existiram dois Lameques Metusael e Metusalém são os país de Lameque agora olha para esses nome e responde qual tu acha de mulher Metusael ou Metusalém???? Responde em!!!!!

Tem que levar em conta que aquelas pessoas de Gênesis existirão de verdade seus nomes não são só profecias de um livro misterioso, a Bíblia pode ser bem misteriosa, mas ela não é código davinci!!!!

seria mais fiel se indicasse fontes de pesquiza

Interessante, Renato Diniz. Entendo que que Lameque era ausência de esperança para seu pai Matusalém que lhe deu o nome, porém Lameque profetizou em seu filho Noé o conforto que o Senhor traria através do próprio Filho (Jesus); nisso vemos o poder da palavra e de se profetizar coisas bênçãos aos nossos filhos e não maldições. Quanto aos dois Lameques você encontra o 1º, da linhagem perversa de Caim em Gn 4.18-24. Inclusive existiu um Enoque da linhagem também de Caim. Já o 2º Lameque vem da semente santa de Sete e foi gerado por Matusalém, Metusalém ou Metuselá, depende da sua tradução, referencias sobre esse Lameque você encontra em Gn 5.25-30. Quanto a Metusalém ser mulher gostaria que você apresentasse a fonte para que eu pudesse também pesquisar e aumentar meus conhecimento e alicerçar minha fé no Deus único e em Jesus Cristo, seu Filho através da Bíblia Sagrada. Deus o abençoe! Seu irmão em Cristo:
Valdeir Cardoso.

ESTUDOS COMO ESSE SERÁ BENVINDO PARA OS QUE QUEREM CONHECIMENTOS MUITO APRENDER MUITO GRATIFICANTE...

Com todo o respeito cara, mas qual bíblia Você lê????? Porque Matusalém é MATUSALÉM, ele foi homem... Está em gêneses 5:21-27
Ele é pai de Enoque (significa ensino) e não de a Lameque como Você disse. Enoque profetizou a vinda de Jesus, tem nada a haver com Noé como você escreveu. Aprender a ler e interpretar um texto simples como este é o primeiro passo para querer contestar.

Retificando meu erro Enoque era pai de Matusalém, Lameque que era o filho mesmo, porém Matusalém continua sendo homem e quem profetizou foi Enoque e não Lameque.. Sorry pelo engano..

Eu fico cada dia mais e mais apaixonado por Deus por revelar os secredo dele isso mostra que Deus nos ama tanto e prova que ele quer agente o mais perto dele cada dia e Deus abenço vc irmão que Deus continue a te dar expiração para nossa edificação

Olá, achei muito interessante a questão da tradução dos nomes, também costumo traduzir algumas genealogias e outros nomes em geral para eu me atentar na essência da Escritura. Eu gostaria muito de compartilhar com você um arquivo em PDF que possuo que tem como objetivo auxiliar as pessoas ainda mais para compreenderem as Escrituras para evolução espiritual, este arquivo não tem vinculo com nenhuma religião. Se possível, me mande um e-mail para que eu possa lhe enviar o arquivo, meu e-mail é: nathaliadasilva.1993@yahoo.com

Obrigada pela atenção!

Passa nesse email por favor romariorodriguescmd@hotmail.com

Que pena, que os detalhes do assunto tenham causando preocupação em alguns, se pararmos para ver a grandiosidade desta busca perceberíamos como Deus Pai vivo, Pai Único do verdadeiro Jesus ressuscitado e nosso irmão está colocando em nosso caminho uma riqueza valiosa e divina. Agradeço a Deus e a Jesus por este momento. e peço bênçãos para meu irmão que me deu esta visão esclarecedora da Bíblia. Não se preocupem quem esta com Deus, nunca será confundido, isto também é bíblico.

O plano eterno de Deus estava la escondido na genealogia de Adão a Noé. . As coisa desse tempo estão sendo revelada para queres que o buscao. . Shalom

Amei saber sobre este plano de Deus sobre a genealogia de Adão a Noé.achei muito interessante
DEUS ABENÇOE.

Boa tarde favor repassar para daluadavi@gmail.com Deus abencoe....

Aparentemente muito bonito... Não tenho dúvidas que os textos no Original trazem revelações tremendas Do Eterno para nós, porém essa tradução desses nomes estão equivocadas. Segue abaixo a tradução correta desses nomes:

אָדָם – ÅDÅM (Adão) = Ser humano
שֵׁת: - SHET: (Sete) = Nomeado / Definido
אֱנוֹשׁ: - ENOSH: (Enos) = Homem
קֵינָן: - QEYNÅN: (Cainã) = Adquirido / Possuidor
מַהֲלַלְאֵל: - MAHALALËEL: (Maalalel) = Louvor a Deus
יָרֶד: - YÅRED: (Jarede) = Descendente
חֲנוֹךְ: - CHANOKH: (Enoque) = Consagrado / Dedicado / Apontado
מְתוּשָׁלַח: - MËTUSHÅLACH: (Metusala / Matusalém) = homem do dardo ou Lança
לָמֶךְ: - LÅMEKH: (Lameque) = Poderoso
נֹחַ – NOACH (Noé) = Descanso

Entrei em contato contigo. Te mandei um email.

Mulheres não entravam na genealogia burro

As evidências estão sempre presente
Mais infelizmente o diabo secou o entendimento dos incrédulos
Mesmo sem evidências muitos acreditam em extraterrestres
E a lei na evolução também ainda e uma corrente forte muito presente

PROVERBIO CAPT 25 VERSC 2 ( A GLORIA DE DEUS E ESCONDER O NEGOCIO CABE OS REIS INVESTIGAR)

ESSE E O MEU E EMAIL ( alvescanaldemilagres@gmail.com )
OBRIGADO SRa.Nathalia S. Alves says:

Mande pra mim também, noeminay@hotmail.com

Mande pra eu também noeminay@hotmail.com

Tb gostaria de receber fatimaccmotta2010@gmail.com

Eu só tive uma dúvida no texto é relatado que nos dias de Enos começou-se a corromper o nome do Senhor,mas se lermos no final da genealogia de Caim (Gn 4) está escrito que após o nascimento de Enos começou a se invocar o nome do Senhor... Isso seria um erro de tradução da Bíblia?

Infelizmente isso e errado. Não sei fe onde ele tirou isso

PAra mais informações assistam o evidência da tv novo tempo.qui deus o ilumine vc

Deus esses mistérios aos seus pequeninos. O oculto revelado.

Ao plano da redenção somente a gratidão por sua graça imerecida

Juntando todos os nomes, forma-se uma frase.
Ao homem está apontando uma mortal aflição, mas o Santo Deus descerá, ensinando que sua morte trará ao ausente de esperança alívio e conforto.

Olá, gostaria de saber se vocês tem curso de hebraico?

Achei muito interessante todas colocações e algumas revelações

Rafaellarobertarochavidal@gmail.com

Me envie também: macjhogo@gmail.com

(Ao) Homem (está) determinado mortal penalidade; (mas) o Santo Deus descerá ensinando (que) Sua morte trará (ao) sem esperança, (o) descanso.

Por favor, me envie nesse endereço "jffnascimento@ibest.com.br

Muito interessante essa interpretação do significado dos nomes .

Glória a DEUS, faz todo um sentido agora , meditando nessa palavra...

Preciso da revelação do esp. Santo, Pará compreender essas revelações. Tudo que está oculto é para nosso Deus. E aquilo que está revelado, sim, é para nós. Amém?

Postar um comentário

Dê sua opnião sempre com respeito