Salvação pela graça e não por obras? # parte 2


No post anterior, você aprendeu que a salvação é gratuita, que o sangue de Jesus expia o pecado, mas que Deus não pode ir contra a sua justiça, punindo o pecador. Hoje, você aprenderá sobre a fé, o que ela tem a ver com a graça?

Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.”
Marcos 16:16
Crer, nada mais é do que acreditar, ter fé. Crer é sinônimo de fé. Algumas pessoas tem fé que seu time será campeão brasileiro, nós temos fé, que Jesus irá voltar.

Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.”
Romanos 6:23

O dom gratuito de Deus é a vida eterna, nós não pagamos por isso, mas o salário do pecado continua sendo a morte, aqui podemos trocar a palavra morte por condenação.

E disse à mulher: A tua fé te salvou; vai-te em paz.”
Lucas 7:50

Como este, vemos muitos outros exemplos na bíblia de que a fé salva uma pessoa, como disse o nosso primeiro versículo do dia, quem tiver fé em Jesus e for batizado será salvo.

Mas, como assim ter fé? O que exatamente é isso?

Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta.”
Tiago 2:26

Para a bíblia, fé se equivale a obras, a fé sem obras é morta, isso é o que a bíblia nos diz.
Se uma pessoa julga ter fé, então que tenha obras.

Que façam bem, enriqueçam em boas obras, repartam de boa mente, e sejam comunicáveis;“
1 Timóteo 6:18

Fazer a boa obra, demonstra a fé de uma pessoa, por ela se prova o temor de Deus, sem a boa obra, a fé torna-se hipocrisia.

Como que uma pessoa que diz que é Cristã, lê toda a bíblia, convive com os ensinamentos de Cristo, diz que não consegue perdoar aos outros? Isso é fé? Não, é hipocrisia.

Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que limpais o exterior do copo e do prato, mas o interior está cheio de rapina e de iniqüidade.”
Mateus 23:25

Jesus disse, ai de vós hipócritas.

Somente a fé, somada as obras pode salvar uma pessoa da condenação, presume-se então que, a graça, nada faz além de abrir as portas, mas a salvação continua partindo do coração humano.

Entender melhor a graça, é entender que não importa o quão perfeito você seja, não importa o quão justo, o quão boa pessoa, não importa o quão Cristão você seja, você nunca se salvará se não for pela graça, de modo que somente ela, é capaz de nos perdoar de todos os pecados que já cometemos, Jó disse que o homem que nasce da mulher nunca será puro aos olhos de Deus, e o Salmo 14 diz que não há um justo sequer.

Como, pois, seria justo o homem para com Deus, e como seria puro aquele que nasce de mulher?”
Jó 25:4

O SENHOR olhou desde os céus para os filhos dos homens, para ver se havia algum que tivesse entendimento e buscasse a Deus.
Desviaram-se todos e juntamente se fizeram imundos: não há quem faça o bem, não há sequer um.“
Salmos 14:2-3

Concluímos então, que somos salvos pela graça, mediante nossa fé.
Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.“
Efésios 2:8



Mas somos justificados pelas nossas obras, segundo a fé.
Pois que? Pecaremos porque não estamos debaixo da lei, mas debaixo da graça? De modo nenhum.
Não sabeis vós que a quem vos apresentardes por servos para lhe obedecer, sois servos daquele a quem obedeceis, ou do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça?”
Romanos 6:15-16

Quer ser salvo, busque ser justo, que o Juiz, seguindo sua graça, lhe dará salvação.

Que Deus abençoe a todos.

Paulo Sérgio da Cruz

0 comentários:

Postar um comentário

Dê sua opnião sempre com respeito