Alexandre, filho de Simão Cireneu.

Você certamente já ouviu falar desse nome, Simão Cireneu, o homem que ajudou o Mestre a carregar a cruz rumo ao gólgota.



O que poucos sabem, é que Simão, era natural de Cirene, uma cidade no norte da África, onde hoje se situa a Líbia. Naquele tempo, existia uma forte comunidade judaica em Cirene, e Simão provavelmente viera passar a Páscoa ali.
Alguns fatos muito interessantes marcam esse nome na bíblia.

"E constrangeram um certo Simão, cireneu, pai de Alexandre e de Rufo, que por ali passava, vindo do campo, a que levasse a cruz. "
Marcos 15:21

Bem, Simão, foi constrangido a carregar a cruz de Jesus, ele foi, praticamente obrigado pelos soldados romanos a tal ato.
Assim, esse Simão, entrara em contraste com outro Simão, chamado Pedro.
Pedro disse a Jesus que iria com ele até a morte, mas na hora "H", o negou, enquanto isso, Simão de Cirene, que nem se quer conhecia o Mestre, o ajudou a carregar a cruz.

O que nos chama atenção, é o fato de que o autor do evangelho, Marcos, destaca os seus dois filhos. 

Simão era pai de Alexandre e Rufo.
Estes eram conhecidos dos apóstolos.

"Saudai a Rufo, eleito no Senhor, e a sua mãe e minha. "
Romanos 16:13

Rufo era conhecido de Paulo, assim como sua mãe, cujo apóstolo não cita o nome.
Rufo foi um firme seguidor de Jesus, era homem temente a Deus, de maneira tal que despertara alegria em Paulo.
Com o dizer, eleito no Senhor, Paulo nos deixa a impressão de que Rufo tinha algum cargo importante, provavelmente dentro da igreja.

Alexandre infelizmente, não seguiu assim.

"Conservando a fé, e a boa consciência, a qual alguns, rejeitando, fizeram naufrágio na fé.
E entre esses foram Himeneu e Alexandre, os quais entreguei a Satanás, para que aprendam a não blasfemar. "
1 Timóteo 1:19-20


"Alexandre, o latoeiro, causou-me muitos males; o Senhor lhe pague segundo as suas obras. "
2 Timóteo 4:14

Alexandre se desviara dos caminhos do Senhor, sendo blasfemo, de maneira tal, que o apóstolo o entregou a satanás.

Pra mim, fica uma leve semelhança com Abel e Caim.
Um seguiu firme ao Senhor, até o fim, enquanto que o outro se desviou, só que aqui, Alexandre, o "crentão desviado" não matou ao irmão como na história de outrora.

Outra coisa que chama a atenção, é o fato de Simão, um homem, provavelmente negro, oriundo da Líbia, que nem conhecia a Jesus, poder ter uma família toda envolvida na bíblia.

Deve ser uma honra para um homem, ter o nome eternizado no livro mais importante de toda a história.
Temos aqui citado, Simão, sua esposa, e seus dois filhos.

Deixo aqui, um hino muito interessante do cantor Gerson rufino que nos fala um pouco mais sobre essa rica história.

Que Deus abençoe a todos.


Produzido com a ajuda do amigo e pastor Marcos Benedito Caldeira.
facebook.com/marcos.b.caldeira

13 comentários:

A paz, mui digno Irmão.
Quero falar-lhe sobre o Alexandre, filho de Simão, Cireneu. Este Alexandre de Timóteo que o amado postou, não era o Alexandre filho de Simão. O Alexandre verdadeiro está em Atos 19:33 e 34. Judeu, defendia Paulo contra os adoradores de "Diana". Pois quando os Judeus o impeliram para a frente para fazer sua defesa, como de costume levantava a mão, mas por duas horas os adoradores de Diana não o deixaram se justificar. Convertido, com certeza queria falar de seu Pai e de Jesus o Nazareno como verdadeiro Deus. No 34 afirma claramente que ele era Judeu.
espero ter ajudado. Fiquem na paz.

PAZ DO SENHOR
FIQUEI COM DÚVIDAS. SE ESTE SIMÃO FOI APENAS PARA A PÁSCOA POR QUE ENTÃO VINHA DO CAMPO? (PESQUISE NO PORTUGUÊS DE PORTUGAL O QUE SIGNIFICA CAMPO, E O QUE QUER DIZER VIM DO CAMPO.) POIS ISSO PARECE-ME QUE O CIRINEU VINHA DO TRABALHO.
OUTRA COISA QUE FUI PESQUISAR, OS AFRICANOS DA LÍBIA SÃO BRANCOS E NÃO PODERIA ENTÃO ESTE CIRINEU SER NEGRO.
SE QUISER FALAR SOBRE O ASSUNTO OU OUTROS ASSUNTOS CONCERNENTES A PALAVRA DE DEUS. ESTE É O MEU FACEBOOK.
https://www.facebook.com/fortelutadora

Levi Alves realmente Simão Cirineu tinha dois filhos que eram Rufo e Alexandre Mc 15:21, observei a sua citação de At 19: 33 e 34 e lá não diz que não era filho do Cirineu. Isso não importa, mas por duas vezes Paulo fala acerca de um tal Alexandre que negou a fé e lhe deu muito trabalho, acredita-se que é o mesmo Alexandre, leia I Tm 1:20 e II Tm 4:14. Observei que Marcos em Rm 16:13, ao saudar Rufo e sua família não cita Alexandre, acredito que já se desviara do bom caminho. Amado caso tenha mais informação estou aberta a aprender.

Levi Alves realmente Simão Cirineu tinha dois filhos que eram Rufo e Alexandre Mc 15:21, observei a sua citação de At 19: 33 e 34 e lá não diz que não era filho do Cirineu. Isso não importa, mas por duas vezes Paulo fala acerca de um tal Alexandre que negou a fé e lhe deu muito trabalho, acredita-se que é o mesmo Alexandre, leia I Tm 1:20 e II Tm 4:14. Observei que Marcos em Rm 16:13, ao saudar Rufo e sua família não cita Alexandre, acredito que já se desviara do bom caminho. Amado caso tenha mais informação estou aberta a aprender.

Levi Alves realmente Simão Cirineu tinha dois filhos que eram Rufo e Alexandre Mc 15:21, observei a sua citação de At 19: 33 e 34 e lá não diz que não era filho do Cirineu. Isso não importa, mas por duas vezes Paulo fala acerca de um tal Alexandre que negou a fé e lhe deu muito trabalho, acredita-se que é o mesmo Alexandre, leia I Tm 1:20 e II Tm 4:14. Observei que Marcos em Rm 16:13, ao saudar Rufo e sua família não cita Alexandre, acredito que já se desviara do bom caminho. Amado caso tenha mais informação estou aberta a aprender.

afinal de contas simao era branco ou negro?

Olá a todos.
Na minha opinião, quando Simão chega em casa e super impactado pelos acontecimentos, e começa a narrar para sua família acerca daquEle Homem, o qual ele ajudou a carregar a cruz, creio que todos foram tomados pelo Espírito Santo a se renderam ao Majestoso Senhor. Então quando seus nomes são mencionados posteriormente a crucificação de Jesus, isso significa que o seu pai e esposo, Simão já estava ciente de quem era aquEle cuja a cruz ajudou a carregar.

Olá a todos.
Na minha opinião, quando Simão chega em casa e super impactado pelos acontecimentos, e começa a narrar para sua família acerca daquEle Homem, o qual ele ajudou a carregar a cruz, creio que todos foram tomados pelo Espírito Santo a se renderam ao Majestoso Senhor. Então quando seus nomes são mencionados posteriormente a crucificação de Jesus, isso significa que o seu pai e esposo, Simão já estava ciente de quem era aquEle cuja a cruz ajudou a carregar.

Olá a todos.
Na minha opinião, quando Simão chega em casa e super impactado pelos acontecimentos, e começa a narrar para sua família acerca daquEle Homem, o qual ele ajudou a carregar a cruz, creio que todos foram tomados pelo Espírito Santo a se renderam ao Majestoso Senhor. Então quando seus nomes são mencionados posteriormente a crucificação de Jesus, isso significa que o seu pai e esposo, Simão já estava ciente de quem era aquEle cuja a cruz ajudou a carregar.

Olá a todos.
Na minha opinião, quando Simão chega em casa e super impactado pelos acontecimentos, e começa a narrar para sua família acerca daquEle Homem, o qual ele ajudou a carregar a cruz, creio que todos foram tomados pelo Espírito Santo a se renderam ao Majestoso Senhor. Então quando seus nomes são mencionados posteriormente a crucificação de Jesus, isso significa que o seu pai e esposo, Simão já estava ciente de quem era aquEle cuja a cruz ajudou a carregar.

Paz, para falar que os Alexandres são os mesmos devem ter um histórico bem fundamentado na história e na bíblia, pois os nomes eram comuns

Postar um comentário

Dê sua opnião sempre com respeito