Você é só mais um hipócrita?


Havia terminada a ceia, Jesus se retirou por um instante, Levantou-se, tirou as vestes, e, tomando uma toalha, cingiu-se (João 13:4). E chegando aos discípulos, um a um lavou os seus pés. Depois disso, vem hoje, a história que eu quero te contar....

“Depois que lhes lavou os pés, e tomou as suas vestes, e se assentou outra vez à mesa, disse-lhes: Entendeis o que vos tenho feito?
Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque Eu o Sou.
Ora, se Eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns aos outros.
Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também.
Na verdade, na verdade vos digo que não é o servo maior do que o seu senhor, nem o enviado maior do que aquele que o enviou.
Se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as fizerdes.”

João 13:12-17

Quero chamar a sua atenção para o último versículo, Jesus disse “Se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se a fizerdes”. Saber fazer, é uma coisa, mas fazer, é outra bem diferente.


Vivemos em um mundo hipócrita, em que se prega o amor, todos sabem o que é o amor, todos anseiam pelo amor, todavia, ninguém ama o seu próximo. Quantas vezes, eu mesmo,  vi pastores que pregam o amor em cima do altar, e quando se faz necessário demonstra-lo, a altivez não o permite.

Para contar uma experiência própria, certa vez, um amigo meu morreu, era um momento de muita dor, principalmente é lógico, para a família, o corpo seria velado em uma outra cidade um pouco distante, já que a esposa do rapaz morava naquela cidade. A família (pai e mãe) então se viu em meio a um dilema, “nosso carro está quebrado, ônibus não tem, como iremos?”
Os avós do rapaz pensaram na solução, “somos membros da igreja a mais de 10 anos, dizimistas fiéis, cantamos lá na frente, ligaremos então para o pastor e pediremos para que ele nos leve até o funeral de nosso neto.” Para a surpresa geral, o pastor se disse ocupado, e ninguém, eu repito ninguém da igreja se ofereceu para leva-los, e pior, nenhum deles compareceu sequer ao funeral para dar apoio a família nesse dia de tanta dor.
A família, graças a Deus, conseguiu ir, com um carro de um outro amigo, mas o fato ficou marcado em minha memória.

Se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se a fizerdes.

Quando Jesus soltou um dos mais belos versículos da bíblia, foi uma situação semelhante, Jesus disse que era o caminho, a verdade e a vida em meio a uma situação dessas, veja:

“Mesmo vós sabeis para onde vou, e conheceis o caminho.
Disse-lhe Tomé: Senhor, nós não sabemos para onde vais; e como podemos saber o caminho?
Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.“
João 14:4-6

Jesus disse para os discípulos que eles conheciam o caminho, mas Tomé disse que não sabe o caminho. Jesus estava a tempos com eles, ensinando e pregando o Reino de Deus, mas Tomé..... 
Será que Jesus tinha se enganado? Será que o Onisciente não tinha toda a ciência?

Tomé sabia o caminho da salvação, mas se fez de bobo. Jesus estava dando uma de suas mais belas profecias, prometendo que iria busca-los para um Reino Eterno e Tomé tentando pôr incredulidade na mente dos outros discípulos.

O que será desta geração pecadora? Geração que prega o amor mas não ama?

Porque Moisés veio, e deu dez mandamentos, posteriormente veio Jesus e resumiu-os a dois:

“E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.
Este é o primeiro e grande mandamento.
E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.“
Mateus 22:37-40

O apóstolo Paulo também, escrevendo a sua primeira epístola aos Corintios, escreveu um dos mais belos capítulos de toda a bíblia, o capítulo 13 de 1 Corintios também chamado de “ a excelência do amor”.
Gostaria muito que você o lesse, mas não o colocarei aqui hoje, porque não vim para falar do amor, vim para falar sobre o não cumprimento dele.

"Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas interiormente estais cheios de hipocrisia e de iniquidade."
Mateus 23:28

Estou te falando, que você sabe o que Jesus quer de você, você sabe o que é necessário para termos um mundo melhor, mas não faz nada. Já postamos aqui muitas coisas sobre o amor ao próximo, mas as vezes falta aquele “EI, VOCÊ NÃO ENTENDEU?”
Jesus quer que você tome uma atitude, que você faça alguma coisa, e você sabe bem o que fazer, não seja hipócrita.

Ele sendo Senhor e mestre, se fez homem, e se humilhou na cruz, dando a vida por mim e por ti. Ele sendo Senhor e mestre, amou os seus, lavou os pés dos discípulos, e disse, “se sabeis estas coisas, bem aventurados sois se as fizerdes.”

Quer ser bem-aventurado? Próspero?
Então você sabe o que fazer.

“Se eu não viera, nem lhes houvera falado, não teriam pecado, mas agora não têm desculpa do seu pecado.”
João 15:22

Você sabe o que fazer, e se, não o fizer, não haverá desculpas naquele dia. Se fosse falta de informação haveria desculpa, mas não é o caso.
Você sabe o que fazer.

Se sabeis estas coisas, bem aventurados sois se as fizerdes.

Paulo Sérgio da  Cruz


0 comentários:

Postar um comentário

Dê sua opnião sempre com respeito