5º # A Pessoa de Jesus Cristo.


A pessoa de Jesus Cristo

Hoje, você aprenderá mais sobre a pessoa de Jesus. Quais os requisitos que o fazem Filho de Deus, e  Deus? O que a bíblia diz? Jesus era homem e ao mesmo tempo Deus?



João 1:1 e 14
“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.”
E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.”
O Verbo (Jesus), estava com Deus, e o Verbo era Deus, João começa o seu evangelho com as sábias palavras, já designando Jesus como o próprio Deus. Como você já pôde conferir no outro post, nosso Deus é Trino. Confira:
http://osemeadordevida.blogspot.com.br/2012/11/4-santissima-trindade.html


Salomão também falou de Jesus.
Provérbios 8: 22-31, nos fala de algo magnífico, que é a sabedoria. Mas, observemos um detalhe:

Provérbios 8:22
“O SENHOR me possuiu no princípio de seus caminhos, desde então, e antes de suas obras.”
Salomão começa falando da Sabedoria, mas, veja que no próprio título do texto na sua bíblia, a palavra Sabedoria, tem letra maiúscula.

Provérbios 8:27-28
“Quando ele preparava os céus, aí estava eu, quando traçava o horizonte sobre a face do abismo;
Quando firmava as nuvens acima, quando fortificava as fontes do abismo,“
Salomão nos diz, que a sabedoria é desde a antiguidade, e estava com o Senhor. Agora, preste atenção nesse detalhe:

Provérbios 8:30
“Então eu estava com ele, e era seu aluno; era cada dia as suas delícias, alegrando-me perante ele em todo o tempo;”
Veja que Salomão diz, que a sabedoria era aluno de Deus. Veja que sabedoria é uma palavra feminina, mas aluno, é masculino.
Salomão, estava profetizando sobre Jesus nesse texto, se você ler, João 1 e este texto (Provérbios 8:22-31), verá que os dois falam do mesmo ser, Jesus.

João 20:31
“Estes, porém, foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tinhais vida em seu nome.”
Jesus é o Filho de Deus, crendo nisso, teremos vida.

Isaías 11:1-2
“Porque brotará um rebento do tronco de Jessé, e das suas raízes um renovo frutificará.
E repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, o espírito de sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do SENHOR.”
Jesus era filho carnal de uma mulher, mas era o Filho de Deus, do qual está escrito.


1 Timóteo 2:5
“Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.”
Jesus é 100% Deus e 100% homem. Já vimos que o Verbo era Deus, e que, agora, o Mediador é chamado de “homem”.
Somente Jesus, tem poder de interceder por nós junto a Deus, a bíblia diz isso.
No dia do julgamento, não haverá irmão, nem pai, nem mãe, nem presidente, nem pastor, nem padre e nem papa, para nos defender diante de Deus. A bíblia diz que o único mediador é Cristo, e que, cada um, será julgado por seus próprios atos. (Ez 18:20)

1 João 4:3
“E todo o espírito que não confessa que Jesus Cristo veio em carne não é de Deus; mas este é o espírito do anticristo, do qual já ouvistes que há de vir, e eis que já está no mundo.“


Romanos 5:12,18-19
“Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram.
Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação de vida.
Porque, como pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de um muitos serão feitos justos.”
Por  um homem (Adão), o pecado entrou no mundo, e todos nós nos tornamos pecadores. Mas assim também, por um homem (Jesus), todos nós passamos a ser salvos através da fé.

Mateus 12:47
“E disse-lhe alguém: Eis que estão ali fora tua mãe e teus irmãos, que querem falar-te.”
Como homem, Jesus tinha carnalmente, mãe, e irmãos.

João 14:28
“Ouvistes que eu vos disse: Vou, e venho para vós. Se me amásseis, certamente exultaríeis porque eu disse: Vou para o Pai; porque meu Pai é maior do que eu.”
O Pai, é maior que Jesus.

João 14:9
“Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai?”


A bíblia nos diz muito mais sobre Jesus. E para o conhecermos melhor, temos que ler toda ela.
Por exemplo, a bíblia diz, que Jesus não tinha beleza nem formosura.

Isaías 53:2
“Porque foi subindo como renovo perante ele, e como raiz de uma terra seca; não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para ele, não havia boa aparência nele, para que o desejássemos.”
Essa história de Jesus loiro, de olhos azuis, bonitão e tal, falta de ler bíblia.
Jesus era lindo sim, por seus atos e palavras. Deus não olha a aparencia, e sim o coração (1 Sm 16:7)


Isaías 9:6
Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.”
O próprio Isaias, nos dá detalhes explêndidos da glória da qual Jesus haveria de ter, muito antes do “nascimento carnal” dele.

*Jesus possuiu duas naturezas: Jesus era humano, mas Jesus era Deus.

Jesus era filho carnal de Maria e de José, tanto um como o outro eram humanos.

João 14:6
“Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. 
Note que Jesus disse “vem ao Pai”, do verbo vir, Ele e o Pai são Um. (João 10:30)

Mateus 1:23
“Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, E chamá-lo-ão pelo nome de EMANUEL, Que traduzido é: Deus conosco. 
O próprio nome de Jesus, já diz que Ele é Deus, pois Emanuel significa “Deus conosco”. Isso, por si só, já prova que Jesus era Deus.

Isaías 7:14
“Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel. 

Jeremias 23:5-6
“Eis que vêm dias, diz o SENHOR, em que levantarei a Davi um Renovo justo; e, sendo rei, reinará e agirá sabiamente, e praticará o juízo e a justiça na terra.
Nos seus dias Judá será salvo, e Israel habitará seguro; e este será o seu nome, com o qual Deus o chamará: O SENHOR JUSTIÇA NOSSA.
Esse é o nosso Jesus, o Senhor, Justiça nossa.

João 10:30-33
“Eu e o Pai somos um.
Os judeus pegaram então outra vez em pedras para o apedrejar.
Respondeu-lhes Jesus: Tenho-vos mostrado muitas obras boas procedentes de meu Pai; por qual destas obras me apedrejais?
Os judeus responderam, dizendo-lhe: Não te apedrejamos por alguma obra boa, mas pela blasfêmia; porque, sendo tu homem, te fazes Deus a ti mesmo. 
Jesus e o Pai SÃO UM, juntamente com  o ESPÍRITO SANTO.

João 14:28
“Ouvistes que eu vos disse: Vou, e venho para vós. Se me amásseis, certamente exultaríeis porque eu disse: Vou para o Pai; porque meu Pai é maior do que eu. 
Jesus dizia que o Pai, era maior do que Ele, enquanto Ele estava na Terra.

João 20:28
“E Tomé respondeu, e disse-lhe: Senhor meu, e Deus meu! 
Tomé, se encurvou diante de Jesus e o chamou de Deus e, ao contrário do que todos os apóstolos faziam em situações como essa (ver At 10:26 e 14:15) , Jesus aceitou naturalmente.

Colossenses 2:9
“Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade; 
A divindade habita nEle, ele é Deus.

Assim entendemos que Jesus era homem, vindo de homens, tinha ancestrais, tinha toda uma árvore genealógica, estava sujeito a todos os nossos cotidianos problemas, mas Ele era Deus também, sendo totalmente santo, sem nenhum pecado, nos dando a vida eterna.

0 comentários:

Postar um comentário

Dê sua opnião sempre com respeito