2# A confiabilidade bíblica.


Neste tópico, você tirará dúvidas sobre a bíblia. Ela é confiável? Quem a escreveu? Qual a sua importância?



Mateus 24:35
“O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar.”

Onde está registrada a palavra de Deus?
Somente na bíblia, em nenhum outro lugar podemos ver a palavra de Deus de maneira tão perfeita, simples e complexa, como neste livro.

Isaías 40:8
“Seca-se a erva, cai a flor, porém a palavra do nosso Deus subsiste eternamente.”

As palavras escritas na bíblia, atravessaram gerações, e permanecem até hoje, comprovando os dois últimos versículos. Antigamente se dizia, que com a tecnologia, toda bíblia seria desmascarada, mas não é isso que vem acontecendo.
Descobertas recentes, demonstram que algumas citações bíblicas que muitos acreditavam ser lendas, tem, realmente indícios de grande veracidade, podemos citar nesse meio, descobertas de rodas de carros egípcios no fundo do mar Vermelho, descoberta de indícios de Sodoma e Gomorra, Sansão, Salomão, entre outros.
Temos ainda, a descoberta de que, se pegarmos nossa árvore genealógica, e irmos voltando por ela, entre , pais, avós, bisavós, e assim por diante, a cada geração que retornamos, nosso código genético, o meu e o seu, se torna mais idêntico, o que comprova que viemos todos de uma única família, Adão e Eva, e posteriormente Noé e seus filhos após o dilúvio.

Sem a bíblia, o mundo seria totalmente diferente, a humanidade não seria a mesma sem ela. Imagine a dúvida sobre um Criador, ou então, ninguém saber de Jesus. Como seria esse mundo?

2 Timóteo 3:15-17
“E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus.
Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça;
Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.”

A bíblia tem como função principal nos ensinar, e nos preparar para o Reino de Cristo. Ela nos faz sábios e nos prepara para toda boa obra. Imagine como seria um pastor que não lê a bíblia?

Desde a criação, o homem sempre tem buscado entender o sobrenatural, aquilo que está fora do seu alcance. Isso é um instinto humano, quando estamos na internet, sem nada pra fazer, e você vê uma manchete “Câmera filma disco voador nos céus de NY”, você corre acessar o link e fica hipnotizado, vidrado para ver. Isso é normal em todo ser humano, a curiosidade pelo sobrenatural.
Porém, Deus escolheu a forma escrita para nos revelar todo o sobrenatural, diferente de filmagens falsas, causadas por impressões (o caso do disco voador ), Deus nos mostra na bíblia, como Ele é, como Ele nos quer, e como podemos agradá-lo.



Aí vem aquela questão famosa
MAS A BÍBLIA NÃO É ESCRITA POR HOMENS????
1Pedro 1:21
“Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus, falaram, inspirados pelo Espírito Santo.”

A bíblia foi escrita por aproximadamente 40 homens, num período de mais de 1500 anos.
Eram homens comuns, sujeitos a falhas, sujeitos ao pecado. Mas estes homens  buscavam viver em santidade, separados do pecado e da vontade do mundo, por vezes, não se intimidando até mesmo, diante da morte.
Deus usou o seu Espírito Santo para inspirar esses homens que, apesar de cada um usar o seu estilo literário, seguiram fielmente as instruções do Senhor.
Outra prova de que a bíblia é confiável, vem da maneira, que até hoje se confirma cada palavra. Nenhuma verdade bíblica foi derrubada até agora, antes se confirmaram, dia após dia, ano após ano.
Sem contar que alguns livros da própria bíblia, fazem uma profecia, datada de um certo período, e outro livro, datado de anos a frente conclui a profecia perfeitamente, isso é prova viva do poder dessa palavra. É como se a própria bíblia cruzasse, e depois corresse para cabecear, vejamos dois exemplos:
  • cativeiro dos judeus
- Sua predição: Deut.: 28:36; I Reis 14:15; Isaias 39:7; Jeremias 13:19; 25:8 a 12.
- Seu Cumprimento: II Reis 15:29; 17:6; 18:11; 24:14; 25:11; II Crôn. 28:5. O cativeiro durou de 606 a 538 aC.


  • Da destruição de Babilônia
- Profecias: Salmo 137:8; Isaias 13:19; 14:22; 21:9; 43:14; 47:1; 48:14; Jeremias 25:12; 50:1, 51:1; Daniel 2:37 a 39; 5:26 a 28.
- Babilônia foi conquistada pelos Medo Persas em 539 aC, sendo destruída em parte por Xerxes mais tarde, estando em completa ruína na época de 20 aC. Conforme a profecia, nunca mais foi reconstruída. A mesma profecia refere-se também à babilônia espiritual, o grande poder religioso no fim dos tempos, como se pode ver em Apoc. cap 18 e 19.


Essas e muitas outras profecias que já se cumpriram, dão uma confiabilidade enorme a bíblia.


1Pedro 1:12
“Aos quais foi revelado que, não para si mesmos, mas para nós, eles ministravam estas coisas que agora vos foram anunciadas por aqueles que, pelo Espírito Santo enviado do céu, vos pregaram o evangelho; para as quais coisas OS ANJOS DESEJAM BEM ATENTAR.”

Os próprios anjos desejavam pregar o evangelho, desejavam anunciar as obras de Cristo. Mas Deus escolheu a homens, para escrevê-la e anuncia-la.

2Timóteo 3:16
“Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça.”

No nosso mundo, existem verdadeiros gênios da literatura, pessoas com uma mente além  do normal, com capacidade e talento para nos emocionar com seus livros e poemas.
Mas somente a bíblia é de inspiração divina, somente ela foi sussurrada por Deus, ao ouvido de quem escreveu. A bíblia é realmente incomparável.

Para deixar você com um pouco mais de noção do tamanho da divina inspiração bíblica, te peço para ler o capítulo de 1 Coríntios 13, ou então o livro de Salmos, capítulos 23, 46, 91, quem sabe ainda Eclesiastes, capítulo 3.
Você contestará sem dúvida, que a bíblia foi de uma inspiração divina, de maneira tal, que homem nenhum nunca poderá ter.

Paulo Sérgio da Cruz

0 comentários:

Postar um comentário

Dê sua opnião sempre com respeito