O prodígio que não vingou na Bíblia

Ele tinha um futuro promissor como profeta do Senhor. Era reconhecida já a sua fama, antes mesmo de o nome do Senhor se fazer "respeitoso" em todo o mundo, porque o Senhor ainda estava mostrando sua força. Porém, foi mais um dos que ficaram pelo caminho, de profeta a derrotado, em pouco tempo, a vida dele deu uma reviravolta. Ainda que o Senhor já tinha lhe dito não, ele foi teimoso, e preferiu por no coração, a riqueza terrena que um certo rei moabita o poderia oferecer. 

Nem mesmo com uma mula lhe falando ele voltou atrás, você já sabe de quem estou falando não é, ele mesmo, o "promissor" Balaão.
O Senhor já o tinha dito: "Não irás com eles"(Nm22:12), e ele já tinha obedecido, sendo assim o fiel servo que o Senhor tanto gostava. Mas, uma nova investida de Balaque (o tal rei moabita ), balançou seu coração, o profeta certo de que não ia, resolve, mais uma vez pedir permissão ao Senhor, o que agora permite, já perdendo o encanto pelo profeta. Lá se foi Balaão, pelo caminho sobre a sua mula, o anjo a cercou, ele, cego pelo amor ao material, não o viu, e bateu em sua mula, mais a frente o mesmo ocorrido, quando na terceira vez, o Senhor abre a boca do animal que fala com ele, abrindo  os seus olhos, Balaão vê o anjo e se arrepende, tarde demais.

Ainda que Balaão tivesse profetizado mais a frente a favor de Israel, fazendo assim, Balaque passar vergonha, com todas as suas ofertas mundanas, ainda que dali pra frente Balaão não cometesse mais os mesmos erros, era tarde demais.
O fim de Balaão, foi a morte pela espada do próprio Israel ( Nm 31:8  Js 13:22).
A história nos passa a imagem de um homem que de promissor profeta, se tornou um homem "atropelado" pelo povo de Deus.
Meus amados, não importa o quão grandes são as promessas que o Senhor te fez, elas irão se cumprir, mas, se você permanecer fiel. A partir do momento que você se afasta dos caminhos dele, para ir buscar a vontade do prefeito, vereador ou chefe da empresa, você realmente perderá sua parte na promessa do Senhor, Balaque, era um rei, mas rei de um povo não muito importante, um povo traiçoeiro e pecaminoso. Balaão foi teimoso e insistiu em querer errar, e o Senhor o permitiu, pela sua insistência. Não se coloque entre Deus e o seu povo, o seu final será desanimador. 
Esteja firme nas promessas do Senhor, sendo firme nas vontades do Senhor. 
A Ele pertencem a glória e a vitória, não adianta teimar. Balaão talvez seja o maior exemplo bíblico de uma pessoal com um futuro promissor, que se perdeu em seu caminho.
Por fim, te digo, que é melhor ficar com o Senhor em meio a aparente falta de alimentos, do que estar na fartura mundana, como diz o provérbio: "é melhor a comida da hortaliça onde há amor, do que o boi cevado e com ele o ódio." (Pv15:17)
Ficamos então firmes na promessa, e firmes no Senhor, é claro, e que Deus abençoe  todos.
Paulo Sérgio da Cruz

0 comentários:

Postar um comentário

Dê sua opnião sempre com respeito