Teologia Sistemática Simples: # 1° O Valor da Verdadeira Doutrina#


Em primeiro lugar seja muito bem vindo a nossa série sobre Teologia Sistemática Simples. É Teologia, porque trata do estudo da palavra de Deus. Theo vem do grego que significa Deus e logo, significa descrição, seria portanto descrição de Deus.
Sistemática, porque é em sistemas, intercalando versículos que dão um discernimento maior do conteúdo. Por fim, é simples, porque não poderemos nos aprofundar muito no assunto, já que além de um assunto muito amplo, fazemos um blog público, e há partes da bíblia que para estudarmos temos que ter uma leitura mais diária da palavra, uma intimidade maior com Deus, algo que infelizmente, nem sempre acontece com todos que lêem um blog público.
Então, prepare sua mente, sua bíblia, e se preferir até uma caneta para anotar nela,  e vamos começar agora a estudar os princípios Cristãos, bom estudo.


1 – O VALOR DA VERDADEIRA DOUTRINA
Para que serve a verdadeira doutrina?
Serve para que o crente cresça em conhecimento e não seja enganado. Quando falamos com alguém que não lê a bíblia, notamos que se torna uma pessoa fácil de ser manipulada pela maioria. Há pessoas que creem em jogar sal na porta na hora da chuva, acreditam em trevo de quatro folhas, pé de coelho e tudo mais, mas não sabem explicar de onde vem essa crença.
Muitas pessoas creem em “rituais”, até mesmo alguns crentes, e não sabem de onde veio tal crença, se da bíblia, ou se do homem. Toda doutrina verdadeira provém da bíblia. Em um outro capítulo mais adiante estudaremos este ponto.

(1Timóteo 4:16)
“Tem cuidado de ti mesmo e da sã doutrina, persevera nestas coisas, porque fazendo isto te salvará, tanto a ti mesmo, quanto aos que te ouvem.”
Ensinando corretamente salvamos tanto a nós mesmos, como os que nos ouvem, portanto, não adianta apenas irmos na igreja, o pastor, o padre ou o papa, todos são humanos, e estão sujeitos a erros. Muitos são enganados, e mesmo tendo fé, não seguem corretamente os mandamentos de Deus por falta de ler a palavra, só ela nunca nos enganará.

(Efésios 6:14)
“Estai, pois, firmes, tendo cingido os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça.”
Verdade=doutrina correta.
A doutrina que salva, é a correta. Devemos então, cingir nossos lombos com a doutrina verdadeira de Jesus Cristo.

Existem pelo menos três tipos de doutrina
·       -    Doutrina de Deus;
·      -     Doutrina dos homens;
·      -    Doutrina de demônios.
     Vamos estudá-las melhor:

·         Doutrina de Deus:
É a Doutrina verdadeira e absoluta.

(Mateus 7:28)
“E aconteceu que, concluindo Jesus este discurso, a multidão muito se admirou da sua doutrina.”
A multidão se admirava em como Jesus tinha poder para ensinar, tanto poder que se via em seu rosto a autoridade de Deus. Essa é a doutrina verdadeira, doutrina de autoridade sobre serpentes e escorpiões.

·         Doutrina de homens.

(Mateus 15:6)
“E assim invalidastes , pela vossa tradição, o mandamento de Deus.”
É a doutrina de homens, errônea, que pode levar a alma a morte. Muitos caem nessa doutrina, porque creem em tudo o que se houve em sua igreja, mas não tem forças o suficiente para abrir uma bíblia em casa e ler. Se você é Cristão, sua fé tem que andar junto da bíblia, assim, você nunca cairá nessa doutrina humana.

(Colossenses 2:22)
“As quais coisas todas perecem pelo uso, segundo os preceitos e doutrinas dos homens.
A doutrina do homem tem invalidado a de Deus, e matando as almas. Almas tem parecido pela doutrina humana.
Pastor, posso fazer isso? Posso fazer aquilo?
Quando seu pastor te responder a essa pergunta diga a ele. “Me mostre onde está na bíblia isso, porque a doutrina de Deus, é a palavra de Deus, a bíblia.

·         Doutina de demônios

(1Timóteo 4:1)
“Mas o Espírito expressamente diz que, nos últimos tempos, apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores e a doutrina de demônios.”
Essa doutrina, fala de quando uma pessoa é enganada por satanás, vendo que é uma doutrina que não está na bíblia, que ninguém prova ser de Deus, mas mesmo assim, dá ouvidos ao espírito enganador, servindo a crenças que levam ao diabo. O Que Deus quer de você, está na bíblia, nunca Ele vai te pedir algo que não esteja nas Sagradas Escrituras.


Qual a diferença entre doutrina e costume??
Doutrina
Costume
-É de origem divina, vem de Deus
- É de origem humana, vem do homem.
-Alcança todo o mundo, é geral
-É local, atinge apenas um ou outro país
-É imutável, eterna, nunca se acaba
-É temporário, dura uma ou duas gerações

Esse é o primeiro e importante estudo, a doutrina, fiquemos atentos para não cairmos em falsas doutrinas, e sim em preceitos bíblicos.
Eu ouvi uma frase assim, “Texto sem contexto e pretexto”, isso faz sentido, tem que haver todo um contexto bíblico para ser divino, não podemos ser levados por apenas um versículo, por qualquer vendaval.
Vamos pegar por exemplo:

(João  11:35)
“Jesus chorou.”
Pegando apenas este versículo, a pessoa pode dizer que Jesus chorou por vários motivos. Pode dizer que Ele chorou porque não queria ser Deus, ou que chorou porque queria ser Deus. Pode dizer que Ele chorou porque tava com fome, ou até que amava alguma mulher.
Mas, quando você lê o contexto  do capítulo, você vê, que Ele chorou porque seu amigo, Lázaro, tinha morrido, mas Ele foi até lá para ressuscitá-lo, depois de quatro dias.
Somente com o contexto do capítulo há uma interpretação perfeita de um único versículo.

Paulo Sérgio da Cruz

1 comentários:

Postar um comentário

Dê sua opnião sempre com respeito